Porque a Telemetria de Negócios, hoje considerada a quarta dimensão da gestão, visa mapear e validar a situação atual e desejada, levantando dados por meio da análise e simulação de cenários, aliado à definição de estratégias e às ações necessárias para que a empresa alcance os objetivos traçados e mensurados através do emprego de indicadores que permitam avaliar a eficácia dos planos de ação.
CEM é o método que torna o conjunto de ações da empresa Consistentes, Específicos e Mensuráveis, permitindo o planejamento e a tomada de decisão assertiva para a manutenção do negócio, minimizando riscos desnecessários.
Do método à ferramenta, por melhor que seja o ERP da empresa, sua função principal é transacional, ou seja, é nele que devem estar contidas e realizadas as movimentações do dia-a-dia. Por outro lado, por melhor e mais ágeis que sejam as ferramentas de BI (Business Intelligence), comparamos estas ferramentas a um excelente espelho retrovisor: por melhor que seja, sua principal função é nos dar uma visão do passado, se olharmos somente para ele teremos uma grande base de dados e estatísticas, mas não evitará uma colisão frontal.